CAI LIMINAR E ENFERMEIROS ESTÃO AUTORIZADOS A SOLICITAR EXAMES NO SUS.

COM DECISÃO, ENFERMEIROS PODEM REQUISITAR EXAMES COMPLEMENTARES NA ATENÇÃO BÁSICA DO SUS.

A decisão tomada por um juiz seria a responsável por um verdadeiro caus na saúde publica do pais, uma vez que os enfermeiros são os profissionais que realizam o trabalho preventivo em diversas unidades da rede básica de saúde, levando informações e orientações as localidades em que estão inseridos. Mas o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, suspendeu, a liminar que impedia enfermeiros de requisitar exames laboratoriais complementares nas unidades da atenção básica. Com a decisão, enfermeiros podem voltar a pedir (e, em alguns casos, coletar material) exames nas unidades básicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

A decisão, tomada pelo desembargador Hilton Queiroz, presidente do TRF-1, acata recurso pela Advocacia-Geral da União (AGU). A medida derruba a decisão em 1ª instância, da 20ª Vara da Justiça Federal, do último dia 27 de setembro, que restringia a prática de solicitação de exames a profissionais de medicina. Greice Fernandes, enfermeira e diretora operacional da secretaria municipal de saúde, explica que a medida poderia causar um verdadeiro caos na rede pública, considerando que diversos trabalhos feitos junto aos públicos externos, são desenvolvidos pelo enfermeiros, a exemplo das campanhas outubro rosa e novembro azul, que estão evidencia nesse momento.

Fonte: Agoraitb.com

marciovieira Autor

Agoraitb é a pagina do Programa Cidade Agora, transmitido pela TV Tapajoara e apresentado pelo Jornalista Márcio Vieira. Objetiva manter o internauta informados dos principais acontecimentos de Itaituba e região!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *