Consumidor paraense está confiante e deve comprar mais em 2018, diz pesquisa

Os consumidores paraenses estão mais confiantes para voltar a comprar. É o que mostra a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias, referente a fevereiro deste ano, elaborada pela Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio). De acordo com o levantamento, em fevereiro de 2017, o índice de intenção de consumo – um indicador que varia de 0 a 200 pontos – foi calculado em 77,8 pontos.

Já no mês passado, saltou para 89,8 pontos, o que representa um aumento de 15,2% na intenção de consumo. “O estudo da Fecomércio mostra que a perspectiva é de aumento nas vendas nesses próximos meses em relação a 2017”, ressalta a assessora econômica da Fecomércio-PA, Lucia Cristina Lisboa. Alguns fatores contribuíram para essa elevação da confiança dos consumidores. Entre eles, a assessora da Fecomércio destaca a redução da Taxa Selic – que iniciou 2017 com 13% e fechou o ano com 7% –, já que ela gera um efeito sobre as demais taxas cobradas na economia. “Essa redução da taxa de juros tem impacto sobre a disposição do consumidor em comprar mais”, pontua.

Embora não tenha ocorrido um aumento significativo no número de postos de trabalho no Pará, houve uma redução no número de demissões, de 2016 para cá, o que diminui a incerteza com relação à manutenção dos empregos. Além disso, as pesquisas apontam para um equilíbrio da inflação, conforme explicou a economista.

Para atrair a clientela, alguns lojistas estenderam as promoções que iniciaram em janeiro deste ano, após o período de festas de fim de ano. No Boulevard Shopping, no bairro do Reduto, em Belém, as vitrines das lojas anunciam promoções. Durante o passeio no shopping, a técnica de enfermagem Raimunda Jacob, 62, não resistiu e foi conferir a promoção em uma das lojas. “Gostei e vou levar três camisas a R$ 19,90 cada. Só compro quando tem promoção”, afirma.

(Pryscila Soares/Diário do Pará)

marciovieira Autor

Agoraitb é a pagina do Programa Cidade Agora, transmitido pela TV Tapajoara e apresentado pelo Jornalista Márcio Vieira. Objetiva manter o internauta informados dos principais acontecimentos de Itaituba e região!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *