EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA É TEMA DE REUNIÃO NA ALDEIA DO ÍNDIO.

UMA DAS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES QUE TRABALHAM NAS ALDEIAS, BEM COMO MELHORIAS DA ESTRUTURA DAS ESCOLAS.

A reunião contou com a participação de 10 caciques de aldeias localizadas na região do tapajós, e trata-se de um encontro que deveria ter acontecido há algumas semanas na comunidade de são Luis do tapajós, quando as lideranças indígenas promoveram uma assembleia para discutir uma agenda mínima de reivindicações a ser apresentada as autoridades. Em virtude de um problema de agenda, o secretário municipal de educação Amilton Pinho, não pode participar da assembleia e foi remarcada uma reunião, que aconteceu na aldeia do índio.

As lideranças indígenas em suas falas fizeram a exposição das dificuldades enfrentadas nas aldeias na garantia da educação que respeite a língua mãe, alem de questões de ordem estruturais das escolas, que segundo os caciques necessitam de reformas com máxima urgência. Os indígenas pretendem entregar ao secretário uma agenda mínima de reivindicações que deve ser analisada de forma atenciosa pela gestão municipal.
Os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena. Durante a reunião, os caciques fizeram outra reivindicação, que os professores que trabalham com a educação indígena, sejam pagos com nível superior, uma vez que todos possuem graduação, mas estão recebendo como nível médio.

Márcio Vieira – www.Agoraitb.com

marciovieira Autor

Agoraitb é a pagina do Programa Cidade Agora, transmitido pela TV Tapajoara e apresentado pelo Jornalista Márcio Vieira. Objetiva manter o internauta informados dos principais acontecimentos de Itaituba e região!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *