Ministro Helder garante mais recursos à Funasa

Autoridades da Saúde participam de um congresso em Belém. (Foto: Maycon Nunes/Diário do Pará)
A parceria com o Ministério da Integração Nacional, por intermédio do ministro Helder Barbalho, vai ajudar a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) a fechar em cerca de R$ 10 milhões o orçamento em investimentos somente no Pará em 2018. É o que garante o presidente nacional da Funasa, Rodrigo Dias, que está em Belém participando do I Congresso Internacional de Engenharia de Saúde Pública e de Saúde Ambiental da Funasa, que segue até o dia 1º de dezembro, no Hangar.

Segundo ele, o Pará é o terceiro Estado que mais recebe recursos da Funasa. “O ministro Helder, a quem somos muito gratos, tem tido articulação fundamental com sua força política para aumentar nosso orçamento para investimento em novos projetos. O Pará certamente será um dos grandes beneficiados por esses recursos”.

Dias revela que o Pará foi eleito para sediar o encontro por todas as ações de saúde e saneamento que estão sendo desenvolvidas no Estado. “Foi a forma que encontramos de homenagear o Pará, com destaque para a solução alternativa de tratamento de água, que é um filtro inovador desenvolvido por dois servidores da Funasa aqui do Pará e que agora, já produzidos em larga escala, vão possibilitar o acesso a água tratada inicialmente para 60 mil famílias em diversos municípios paraenses”, destaca. O ministro da saúde, Ricardo Barros, também participa hoje do encontro.

PARA ENTENDER

Os filtros inovadores são tecnicamente chamados de Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z), desenvolvida pelos técnicos Eládio Braga e João Nunes, da Funasa do Pará.

É uma tecnologia com baixo custo de implantação que faz o tratamento da água superficial e subterrânea compatível com os padrões de potabilidade estabelecidos pelo MS.

(Cléo Soares/Diário do Pará)

marciovieira Autor

Agoraitb é a pagina do Programa Cidade Agora, transmitido pela TV Tapajoara e apresentado pelo Jornalista Márcio Vieira. Objetiva manter o internauta informados dos principais acontecimentos de Itaituba e região!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *