Primeira professora surda toma posse na Ufra

Primeira professora surda toma posse na Ufra (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Pâmela do Socorro da Silva Matos tomou posse esta semana como professora efetiva da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra). Ela passa a compor o quadro de docentes do curso de Letras com habilitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras), sendo a primeira professora surda da instituição. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acará, licenciada em Letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará, Pâmela Matos é ex-presidente da Associação dos Surdos de Belém. Foi docente da Universidade Federal do Amapá (Unifap), já tendo atuado anteriormente na Ufra como professora-formadora do Parfor.

Recentemente, a educadora publicou um vídeo, que rapidamente ganhou grande repercussão na internet, em que responde a críticas feitas por outra professora ao tema da redação do Enem 2017: “Desafios para a formação de surdos no Brasil”. O vídeo possui mais de 2,5 milhões de visualizações.

Ainda neste mês, o segundo professor surdo deverá tomar posse na instituição. Outra meta alcançada pela Ufra foi a vinda dos dois intérpretes de Libras para o quadro permanente de servidores da instituição.

(Diário do Pará)

marciovieira Autor

Agoraitb é a pagina do Programa Cidade Agora, transmitido pela TV Tapajoara e apresentado pelo Jornalista Márcio Vieira. Objetiva manter o internauta informados dos principais acontecimentos de Itaituba e região!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *