SEMENTES DE CACAU

As sementes e mudas em exposição na área da secretaria municipal de agricultura, fazem parte de uma estratégia dos entes federativos em incentivar cada vez o plantio dessa cultura. Para se ter uma ideia, a produção de cacau cresceu no Brasil no último ano e deve chegar a 274 mil toneladas em 2017, 28% a mais que a safra de 2016.

Os dados são do IBGE. Em âmbito estadual o município de Itaituba alcança a 14ª posição em produção do fruto, e visando incentivar a produção e ampliação da produção cacaueira no município.

Em linhas gerais, cerca de 60 mil agricultores se dedicam à cultura do cacau no Brasil. Bahia é o estado que mais produz o fruto no país, sendo responsável por 54% da safra. Em segundo lugar, fica o Pará, com 40% da safra, mas acredita-se que o estado do Pará tenha igualado esses índices esse ano. Um incentivo fruto da parceria entre município e o governo federal foi a aquisição de 80 mil sementes, sendo que em torno de 70% serão utilizadas por produtores, e algumas instituições de ensino, formalizaram solicitação para ter algumas mudas visando atividades praticas em cursos voltados a área da produção.

marciovieira Autor

Agoraitb é a pagina do Programa Cidade Agora, transmitido pela TV Tapajoara e apresentado pelo Jornalista Márcio Vieira. Objetiva manter o internauta informados dos principais acontecimentos de Itaituba e região!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *